O cobre é um metal não ferroso conhecido por sua excelente condutividade elétrica e térmica. Ele é amplamente utilizado na fabricação de fios elétricos, tubos de encanamento, componentes eletrônicos e sistemas de refrigeração. Além disso, o cobre é frequentemente usado em ligas, como o bronze e o latão, para diversas aplicações.
O cobre é um metal relativamente raro, empregado das mais diversas formas. Foi o primeiro metal a ser usado pelo homem como substituto da pedra, na confecção de armas, ferramentas de trabalho etc. Estudos apontam que o cobre foi utilizado pelos povos que viviam na ilha de Chipre (cujo nome original era Cyprus - e, posteriormente, Cyprium) há mais de 6.500 anos, daí a origem do seu nome, Cuprum. Por essa razão, inclusive, o símbolo desse metal é Cu.
Aplicação:
O cobre encontrado na natureza está sob a forma de calcosita (Cu2S) que possui compostos de enxofre na sua composição e tem pureza variando em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre. Após as etapas de britagem (fragmentação) e moagem, o material passa por células de flotação que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.